Tai Chi reduz quedas em idosos

Pesquisadores concluíram que os efeitos de técnicas como o Tai Chi e uma fisioterapia chamada “treinamento das extremidades inferiores”, que é um exercício de fortalecimento das pernas, podem minimizar e até combater riscos de queda entre os idosos.

Doenças comuns relacionadas à terceira idade como artrite, doenças cardíacas, fraqueza muscular, problemas de visão e de equilíbrio, demência e outros problemas de saúde acarretam no aumento de acidentes envolvendo quedas e fraturas.

A atividade promovida por essas simples técnicas fizeram com que, em pouco mais de seis meses de treinamento, voluntários do grupo de Tai Chi demonstrassem menos propensão a experimentar uma queda, e comparação às pessoas no grupo da fisioterapia.

Os efeitos, de longa duração, garantiram que mesmo após um ano do fim do treinamento, que durou 24 semanas, os praticantes de Tai Chi mantivessem 50% menos facilidade para cair.

A análise envolveu 368 pessoas com 60 anos de idade ou mais que já haviam recebido atendimento médico anterior devido a uma queda. Os resultados foram publicados no Journal of the American Geriatrics Society.

O Tai Chi é uma prática de exercícios desenvolvida na China há centenas de anos. Ele combina posturas e movimentos suaves com foco mental, respiração e relaxamento. Entre os benefícios estão a redução de inflamações no corpo, combate aos danos cognitivos da quimioterapia e melhor controle do diabetes.

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.