Atendimentos nos Jogos Olímpicos

Com uma média de 146 ambulâncias durante o período das competições, os torcedores que acompanharão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016 contarão com reforço e assistência à saúde oferecida pelo Ministério da Saúde.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro irá disponibilizar R$ 30 milhões para o custeio das ambulâncias, compra de insumos, combustível, entre outros itens, transferidos em três parcelas (março, abril e agosto).

Também serão construídos 130 leitos de retaguarda nos hospitais federais e institutos do Rio de Janeiro, sendo 62 clínicos, 58 cirúrgicos, quatro coronarianas e seis pediátricos. Além disso, estão sendo contratados 2.493 profissionais de saúde temporários.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outras áreas devem atuar para a rede federal de saúde no estado. Esses profissionais apoiarão o atendimento prestado à população durante os Jogos. Cerca de 80% já foram convocados desde janeiro deste ano.

A população também contará com o aplicativo Guardiões da Saúde, em que o usuário poderá indicar qual é a sua condição de saúde. O aplicativo vai permitir a detecção mais rápida da proliferação de doenças e a adoção das providências necessárias para informar e proteger a população.

Para monitorar as situações de risco, a demanda por atendimento, a vigilância epidemiológica e sanitária, será implantado um centro de operações para atuar em ocasiões de emergência e auxiliar na organização da rede de assistência, o CIOCS (Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde) que será ativado a partir do dia 5 de julho.

Fonte: Ministério da Saúde

Redação Saúde No Ar *

(M.M.A)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.