Bolsa para residência médica

O Ministério da Saúde vai oferecer cerca de 1.370 novas vagas de residência médica em 262 programas de 145 entidades. Entre as oportunidades, 64% são para Medicina Geral de Família e Comunidade (MGFC).

Com a prioridade de formar um profissional preparado para resolver 80% dos casos que chegarem à unidade básica de saúde, ou seja, o médico de família, o Programa Mais Médicos tem os desafios de garantir, com qualidade, especialistas nos locais nos quais eles são necessários.

Além da MGFC, as especialidades com maior número de vagas aprovadas foram cardiologia (73), pediatria (55) e ginecologia e obstetrícia (58), áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão custeadas bolsas em 22 especialidades médicas.

São elas: Medicina Geral de Família e Comunidade, Pediatria, Cardiologia, Medicina de Emergência, Psiquiatria, Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Mastologia, Nefrologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumotologia, Radioterapia, Urologia, Endocrinologia e Metabologia, Medicina de Urgência, Neonatologia, Neurologia, Dermatologia, Emergência Pediátrica, Reumatologia e Cirurgia Pediátrica.

Os médicos interessados devem aguardar a oferta das vagas pelas instituições em exames para ingresso nos programas de residência que realizaram expansão. As vagas estão distribuídas em 23 estados e abrangem as cinco regiões do país.

Redação Portal Saúde no Ar*

(M.M.A)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe