Primeira fábrica de aceleradores

A pedra fundamental da primeira fábrica de aceleradores lineares da América Latina foi lançada, nesta quinta-feira (03), pelo Ministério da Saúde e a Varian Medical Systems, em Jundiaí (SP).

Prevista para ser concluída até o final de 2017, quando estiver pronta, a indústria de aceleradores lineares deve aumentar o acesso e a qualidade do tratamento de radioterapia no Brasil.

A construção da indústria é resultado de acordo de compensação tecnológica promovido pelo Ministério para maior independência do mercado externo e expansão do tratamento de radioterapia no país.

A fábrica está inserida no parque industrial Multivias, localizado em Judiaí (SP) e abrangerá uma área de 4,700 metros quadrados de edificação. Além do fornecimento de materiais, estão previstas outras ações de desenvolvimento, qualificação de fornecedores locais, desenvolvimento de softwares e a criação de um centro de treinamento e capacitação profissional no Brasil.

A nova indústria terá um centro para treinamento de radioterapia, salas de demonstração e uma área de armazenagem e distribuição de peças. Essa é a terceira unidade da empresa no mundo a produzir aceleradores lineares e a primeira na América Latina e no Brasil.

A ação faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, lançado em 2012, para a construção e aumento da capacidade de atendimento dos serviços de assistência oncológica.

Fonte: Ministério da Saúde

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.