Evite as cáries neste verão

Considerado como um dos problemas mais comuns no mundo inteiro, as cáries se apresentam como sinais de deterioração, quando orifícios e lesões estruturais afetam os dentes, podendo ser causadas por diversos fatores.

As bactérias, presentes naturalmente na boca, transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. A junção de bactérias, ácidos, resíduos de comida e saliva formam uma substância chamada placa, que adere ao dente.

Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se proliferam. Os ácidos da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes (cáries). As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda.

Cárie será o tema da entrevista com o Dentista, Leonardo Trench amanhã (26.01) na Rádio Saúde No Ar ou na Rádio Excelsior Am 840 a partir das 10 às 11h.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.