Dia mundial de luta contra os agrotóxicos

 

Há 32 anos, desde o Desastre de Bhopal ocorrido em 03 de dezembro de 1984, na Índia, a data é comemorada como o Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos. O objetivo é conscientizar os governantes sobre o grave problema social e ambiental gerado pela fabricação, uso e disposição final dos agrotóxicos.

Na ocasião do acidente, mais de 20 mil indianos morreram e outros 500 mil foram afetados com o vazamento de 27 toneladas do gás mortal isocianato de metila, que se dissipou por toda a cidade.

A responsabilidade pelo desastre foi atribuída a empresa Union Carbide e sua proprietária, a Dow Chemical. Os seis sistemas de segurança que foram projetados para conter possíveis vazamentos existentes na fábrica não estavam funcionando no momento.

A Rede de Ação contra Pesticidas (PAN International – Pesticides Action Network) composta por 400 organizações de 60 países estabeleceu a data, que continua a lembrar o impacto causado pela tragédia. Até hoje em Bhopal, cerca de 100 mil pessoas estão com doenças crônicas decorrentes do episódio e 30 mil permanecem enfermas por causa do contágio de poços e encanamentos na região.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.