Profissionais de Saúde de Jequié fazem curso no Sírio-Libanês

Cento e vinte profissionais da rede pública de saúde da região de Jequié serão contemplados pelo Projeto Gestão de Clínica do SUS, a ser desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), secretarias municipais de Saúde da região, Anvisa, Hospital Geral Prado Valadares (HGPV-foto), Conass, Cosems, Uesb e FTC.

A solenidade de abertura do projeto aconteceu na manhã desta quarta-feira (25.11), na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), através de teleconferência com o Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Farmácia.

O projeto, com duração de 12 meses, capacitará profissionais de saúde e gestores de diversos serviços da região, por meio de três cursos de especialização: Regulação em Saúde no SUS, Gestão da Clínica e Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, este último voltado para a área hospitalar e com 80% das vagas ocupadas por profissionais do Hospital Geral Prado Valadares.

O objetivo do programa é promover a capacitação, a promoção do desenvolvimento profissional e a articulação de conhecimentos e habilidades para o aperfeiçoamento do SUS. Desta forma, os cursos permitem que os profissionais de saúde e gestores aprimorem a assistência e o cuidado em saúde, bem como a racionalização de custos, redução de danos e outros processos, como internações e complicações.

Abordagens Inovadoras

A partir de encontros presenciais e teleconferências, os profissionais de saúde e gestores dos municípios da região que participam do curso de especialização, bem como educadores da área de saúde de instituições públicas irão interagir com seus pares de outras 29 regiões de saúde de todo o território nacional e profissionais do Hospital Sírio-Libanês, visando a produção de conhecimento que irá embasar a elaboração de projetos a serem utilizados no aperfeiçoamento do atendimento em saúde prestado à população.

A capacitação segue programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, que utiliza abordagens inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em equipes, a educação a distância e a avaliação de competências.

Fonte: Sesab

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