Doenças mais comuns nos animais domésticos

Os animais são reservatórios naturais de inúmeras bactérias, poristo as doenças transmitidas pelos animais domésticos muito comuns comuns. Os indivíduos que criam ou desejam ter animais de estimação, devem ser conscientes de que cuidados adequados como uma boa alimentação, boas condições de higiene, vacinação e consultas veterinárias frequentes, são fundamentais para garantir a saúde do animal e dos seres humanos que o cercam, afastando assim o perigo das doenças. Aquelas mais comuns são:

Raiva: transmitida por cães, gatos ou cavalos é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da família dos rabdovírus, transmitida ao homem pela mordida de animais infectados (cão, gato, lobo etc.), caracterizada por lesões do sistema nervoso central que provocam convulsão, tetania e paralisia respiratória; danação, hidrofobia..

Micose: transmitida por cães, gatos, coelhos ou cavalos é qualquer afecção causada por fungos.

Leptospirose: transmitida por cães, gatos ou ratos é causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos.

Toxoplasmose: transmitida principalmente por gatos é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

Criptococose: transmitida por cães, gatos ou pombos é infecciosa, afeta o homem e outros animais, provocada por um fungo ( Cryptococcus neoformans ), caracterizada por lesões nodulares ou abscessos nos pulmões, tecidos subcutâneos, juntas e espalhadas, cérebro e meninges .

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.