Vencendo a gordura na menopausa

Algumas mulheres enfrentam uma grande batalha contra a balança no período da menopausa.Elas costumam passar por um excessivo aumento de peso nesse período e na maior parte das desconhecem os fatores pelos quais isso acontece. O ganho de peso ocorre devido a uma disfunção conhecida como “Síndrome X” ( não confundir com a Síndrome do X Frágil,  2ª causa herdada mais comum de  retardo mental e também a mais comum do autismo).

A “Síndrome X” é um fenômeno de resistência à insulina (hormônio produzido pelo pâncreas para controlar o metabolismo do açúcar e gordura no corpo), o que significa que o seu corpo se torna gradualmente resistente ao efeito da sua própria insulina, compensando essa resistência produzindo cada vez mais insulina, o que resulta no excesso do nível dessa substância no sangue.

Altos níveis de insulina

Os altos níveis de insulina são indesejáveis por que trata-se de um hormônio de depósito de gordura que converte o excesso de carboidrato da alimentação em gordura corpórea e suprime o nível de hormônio que queima gordura no seu corpo.

Conforme o portal do Dr.Rondó, quanto maior o nível de insulina, mais faminto você fica uma vez que ela estimula o apetite e o desejo por doces e carboidratos como o pão, biscoito, pastas, snacks, arroz, grãos, cereais e açúcar. O alto nível de insulina transforma carboidrato em gordura, e por isso, mesmo comendo uma alimentação leve, você vai engordar.

Além disso, os altos níveis de insulina poderão ser muito tóxicos e poderão resultar em outros problemas de saúde, tais como altos níveis do mau colesterol (LDL colesterol); baixos níveis de bom colesterol (HDL colesterol); altos níveis de triglicérides; obstrução e endurecimento das artérias; retenção de líquido;elevação de pressão arterial; e níveis instáveis de açúcar no sangue, que pode evoluir para diabetes tipo 2.

Ainda segundo Dr.Rondó, a Síndrome X pode ser comparada a um iceberg: tudo o que você vê são os sintomas acima da superfície da água, mas a causa, chamada de desequilíbrio da insulina, fica abaixo dessa superfície. A menos que falemos sobre a correção do distúrbio da insulina, é impossível perder peso.

Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.