Substitua o sal por outros temperos

Quem tem hábito de consumir alimentos preparados com sal em excesso, pode sofre alguns danos futuramente. Afinal, o sódio – substância presente no tempero – pode provocar hipertensão, problemas renais, retenção de líquidos e até levar à obesidade. Portanto, sabendo disso, é mais viável substituir o sal por outros temperos como limão, alho, cebola e pimenta que além de dar um toque saboroso na culinária, contribuir também para a qualidade de vida.

Para auxiliar a boa alimentação, o médico nutrólogo do HCor – Hospital do Coração –  Celso Cukier, diz que é possível substituir o sal por outros condimentos, sem prejudicar o sabor dos alimentos. Ele enfatiza que na preparação dos alimentos, a pessoa pode usar outros condimentos como o limão, pimentas, alho e cebola, ou seja, outras formas de disfarçar o sabor, de tornar o sabor agradável sem ter que utilizar o sal.

Outras recomendações, também são fornecidas pelo endocrinologista e especialista em nutrologia Mohamad Barakat que alerta a trocar o sal refinado por outro tipo e acrescenta que este tipo de produto é mais industrializado.

Mohamad Barakat salienta que há opções saudáveis como o sal rosa, sal marinho ou até mesmo o sal grosso, por não passarem pelo processo industrial, o que faz manter todas as suas propriedades nutritivas, como diversos outros minerais, sem deixar de ser delicioso.  O especialista ainda acrescenta que a troca simples e extremamente benéfica, fundamental para quem quer manter a saúde em dia.

Já a diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH, Márcia Sima, garante que cortar o sal da dieta, faz o corpo se adaptar e acostumar. Nas alimentações, a especialista recomenda substituir o sal comum pelo light, que possui metade da quantidade de sódio.

Márcia Sima destaca ainda que é possível fazer um sal de ervas caseiro, com uma mistura de alecrim, manjericão, salsinha, orégano. Ela explica que o procedimento pode ser feito em casa, reduzindo assim o excesso de sal e dando sabor ao alimento.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.