Organização lança campanha de incentivo à doação de órgãos

Em alusão ao Dia Nacional de Incentivo à doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro, a Organização de Procura de Órgãos, que funciona no Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA realiza neste mês a Campanha Setembro Verde – Esperança e solidariedade, no município de Feira de Santana.  O evento tem como objetivo incentivar a doação de órgãos na cidade, além de levar a esperança como ato de solidariedade.

“Falar em doação de órgãos é falar de solidariedade e cidadania, é levar informações às pessoas para que conheçam o processo de doação e transplante, promovendo transparência e favorecendo as doações”, ressalta a enfermeira referência da OPO, Fernanda Cláudia Santos. A enfermeira também salienta que o transplante é o único tratamento que depende exclusivamente da solidariedade humana e de políticas públicas eficazes de acordo o princípio do Sistema Único de Saúde – SUS.

Aproximadamente 43 pessoas foram diagnosticadas com morte encefálica em Feira de Santana e região, no ano passado, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia – Sesab. Desse total, apenas 13 tiveram seus órgãos doados.  Em sua maioria, houve casos negados por familiares. Atualmente, existem 2.263 pacientes na fila para transplantes de órgão ou tecidos na Bahia, de acordo com os dados da Central de Transplantes. Dentre eles, 1.187 aguardam por transplante de córnea e 941 pacientes por Rim, além de 102 pessoas que aguardam por um transplante de fígado e 33 de medula óssea.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.