Ação em combate à tuberculose une artistas baianos em Salvador

A abertura oficial do projeto Salvador Unida contra Tuberculose acontece nesta quarta-feira (9), na sede da Secretaria Municipal da Saúde – SMS, localizada no bairro do Comércio, a partir das 15h.  O evento tem como objetivo intensificar o diagnóstico precoce da tuberculose na capital baiana. A iniciativa é da SMS em parceria da Loja Maçônica da Bahia e da Companhia de Dança FitDance.

O projeto Salvador Unida contra Tuberculose conta com a participação da apresentadora Scheila Carvalho e da banda Parangolé, além do secretário Municipal de Saúde, José Antonio Rodrigues Alves e do grão-mestre da Loja Maçônica da Bahia, Jair Técio Costa.

Visando alertar a população soteropolitana sobre a importância da realização do exame para detecção precoce da patologia que mata cerca de 4.600 pessoas por ano no Brasil, artistas baianos envolvidos na ação se unem e postam em suas redes sociais vídeos com o mote #tuberculosetemcura.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Sandra Pereira, a meta do órgão é criar uma grande corrente nas redes sociais para o incentivo do diagnóstico da doença.

Além do alerta em combate à tuberculose, os pacientes podem contar também com um trabalho voltado para implementação das medidas de controle da detecção da doença, acompanhamento do tratamento e cura dos casos na capital baiana. São disponibilizados também para os pacientes, acompanhamento integral nas unidades básicas de saúde, no entanto, para aqueles que se encontram em estágio mais grave da doença.

A capital baiana, ocupa o quarto lugar em número de casos de tuberculose do país. De acordo com a SMS, são notificados aproximadamente 2.200 novos casos, por ano.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.