Azia exagerada pode ser sintoma de câncer

O Public Health England, órgão de saúde da Inglaterra alerta em uma campanha que sentir azia por um tempo considerável (em média, acima de 3 semanas), pode ser sinal de câncer no esôfago ou estômago. Uma pesquisa realizada pelo Public Health mostra que apenas 55% das pessoas que sentem azia por muito tempo procuram auxílio médico.

A informação divulgada visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade do diagnóstico precoce, visto que nestes dois tipos de câncer, o diagnóstico tardio pode ser fatal. Estima-se que 67% das pessoas diagnosticadas conseguem sobreviver por mais 5 anos. Este número cai para apenas 3% se o diagnóstico for em fase avançada.

Em um levantamento realizado com 1.046 pessoas, 59% dos entrevistados não sabiam que azia é um dos sintomas do câncer. Outro sintoma destacado pela campanha é a dificuldade de engolir alimentos. Cerca de 70% das pessoas não sabiam que alimentos que ficam “engasgados” na garganta, pode ser sinal de câncer no esôfago.

Só na Inglaterra, mas de 12.900 pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer no estômago ou esôfago e mais de 10.200 morrem.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.