Bebida alcoólica diariamente aumenta riscos de câncer de mama

Um copo de qualquer bebida alcoólica diariamente aumenta os riscos de câncer de mama em até 15% em mulheres, revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard. As informações são do site Telegraph.

Uma relação entre álcool e desenvolvimento de câncer em homens que já foram fumaram em algum período da vida, também forma apontados na pesquisa. Portanto, quanto mais álcool é consumido, maiores os riscos de câncer.  Já entre as mulheres, o mesmo risco de câncer por conta de bebidas alcoólicas aumenta a cada drink diário, considerando ainda aquelas que nunca fumaram.

De acordo com o médico Richard Roope, a ligação entre álcool e câncer, não é uma novidade, no entanto, o estudo serve para lembrar o quanto é delicada a questão, principalmente quando a bebida é combinada com cigarro e algum histórico familiar da doença.

Segundo a pesquisa, as pessoas que não consomem álcool ou bebem em excesso têm menos chances de ter câncer colorretal, de próstata ou mama identificado em exames físicos. Dados também apontam que normalmente essas pessoas praticam menos atividades físicas, portanto, tendo mais possibilidades de fumarem, o que aumenta os riscos da doença.

Portanto por conta do álcool, as mulheres têm mais possibilidades de desenvolverem câncer de mama, no entanto, os   homens, o câncer colorretal. Aproximadamente 3,6% de todos os tipos de câncer no mundo foram causados pelo consumo de álcool, todavia 1,7% em mulheres e 5,2% em homens, segundo as estimativas dos pesquisadores.

Para evitar problemas futuros ou maiores, pesquisadores recomendam que pessoas com histórico da doença na família, especialmente mulheres, devem considerar ingerir níveis de álcool abaixo do recomendado, que seria 15g – cerca de dois copos – para mulheres, e 30g – quatro copos –  para homens.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.