A hanseníase é tema do Saúde no Ar desta terça(18.08)

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.  Ela se inicia após uma incubação muito lenta, por pequenas manchas despigmentadas onde a pele é insensível e não transpira, e evolui para a forma tuberculosa (a mais comum), lepromatosa ou ainda intermediária.

O nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor, Gerhard Henrick Armauer Hansen, que a descobriu em 1873. Porém, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.

A hanseníase é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a sua erradicação. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação.O Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença em 2011.

A transmissão da leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

Para falar sobre a hanseníase, o Saúde no Ar desta terça-feira (18.08) tem dois convidados: a enfermeira do Programa Municipal de Hanseníase, Helena Gomes e o médico clínico André Almeida, do 14º Centro de Saúde-Mário Andréia, que vão participar do quadro “Conversando com o especialista”

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.