Gordura trans aumenta em três vezes a chance de morte

Um estudo realizado pela Universidade de McMaster, no Canadá, aponta que a gordura trans – utilizada para aumentar o sabor, textura e validade dos alimentos industrializados, como biscoitos recheados, pizzas congeladas, pipocas embaladas dentre outros produtos, podem aumentar em até três vezes o risco de morte. A pesquisa foi publicada na última quarta-feira (12) na revista médica The BMJ.

Foram também comparados no estudo, os efeitos da gordura saturada, encontrada em produtos animais como a manteiga e a carne, com a gordura trans artificial. De acordo com os resultados, os efeitos da gordura saturada não têm qualquer ligação direta com mortes prematuras ou a doenças do coração, derrames ou diabetes tipo 2. Já a gordura trans aparece responsável pelo aumento de 34% neste tipo de óbito.

O estudo aponta também que a gordura trans também elevou em 21% os riscos de doenças coronarianas, com 28% mais chances de que elas sejam fatais.

De acordo com coordenador do estudo canadense, Russell de Souza a gordura trans não traz qualquer benefício à saúde, e ainda representa um elevado risco. Ele enfatiza também sobre o crescimento do consumo de gordura saturada e sugeri que as pessoas substituam alimentos ricos neste tipo de gordura por óleos vegetais, castanhas e cereais integrais.

 

Fonte: R7

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.