Resultados iniciais de vacina para ebola são ‘promissores’, diz OMS

Dados positivos de um teste da vacina de ebola conhecida como VSV-EBOV, desenvolvida por Merck e NewLink Genetics, foram publicados nesta sexta-feira (31), na revista médica britânica “Lancet”. De acordo com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, Margaret Chan, os resultados iniciais da fase 3 de uma vacina para ebola na Guiné são “animadores” e “promissores”. Depois das diversas doses analisadas, o atual resultado da vacina em fase mais avançada é esperançoso e pode acabar com a epidemia da doença no oeste africano.

Em entrevista coletiva, Chan salientou que caso a vacina tenha eficiência comprovada, isso mudará o jogo, e mudará a resposta ao atual surto de ebola e futuros surtos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a imunização é apenas uma das iniciativas, entre vacinas e remédios, que tiveram seus estudos acelerados para atender ao surto, que até meados de julho já tinha deixado cerca de 27.780 pessoas infectadas e 11.290 mortas na África Ocidental.

Na Guiné, um total de 4.123 cidadãos receberam vacinação imediata e 3.528 receberam vacinação tardia. De acordo com os resultados, a injeção pode ser altamente eficaz, sem que nenhum dos pacientes tenha ficado doente após ser imediatamente vacinado. Entretanto 16 adoeceram no grupo de controle de indivíduos que foram vacinados 21 dias após a exposição.

Fonte: Reuters

Foro divulgação: Lancet

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.