SP lança mapa online com pontos de atendimento com soro antiveneno

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), contabilizou 70.800 acidentes notificados com animais peçonhentos, além de 23 óbitos. Desse total de acidentes, 444 ocorreram na capital. Os municípios com mais registros foram Araçatuba (7.340), São José do Rio Preto (6.753) e Ribeirão Preto (4.174).
De acordo com o CVE, a cada hora, em média, oito pessoas foram picadas por cobras, escorpiões e lagartas em todo estado de São Paulo no ano passado.

Para facilitar o atendimento às vítimas desses animais, a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma ferramenta online para a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. O endereço com o mapa é https://cievs.saude.sp.gov.br/soro/

Na Bahia o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA (antigo Ciave) foi criado em agosto de 1980, o CIATox-BA foi o segundo dos 37 centros implantados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SNITF), hoje SINITOX. Integra a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica – RENACIAT (RDC nº 19/2005) e a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (Portaria de Consolidação nº 03/2017).

Disque Urgência Toxicológica (24 horas) – 0800 284 4343
Endereço: Rua Estrada do Saboeiro, s/nº, 2º andar, Anexo do Hospital Geral Roberto Santos, Cabula – Salvador – Bahia
Telefone/Fax: (71) 3103-4300
E-mail: ciave.bahia@saude.ba.gov.br

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe