Brasil receberá lançamento de campanha mundial no combate ao câncer

Uma campanha mundial com alertas sobre como combater um terço dos casos da doença será lançada no Brasil nesta quarta-feira (28). A ação, realizada pela Fundação do Câncer, irá acontecer nas redes sociais e terá como tema “Está ao nosso alcance”. O movimento irá ocorrer antes do Dia Mundial de Combate ao Câncer, dia 4 de fevereiro.

A campanha foi elaborada pela União Internacional de Controle do Câncer, e irá destacar que ao menos um terço dos casos mais comuns da doença pode ser impedido por meio da diminuição da ingestão de álcool, de dietas mais saudáveis e do aumento da atividade física. O índice de tipos de câncer que podem ser evitados para de fumar cigarro chega a 50%.

De acordo com o oncologista consultor da Fundação do Câncer, Celso Rotstein, o câncer é um complexo fenômeno motivado pela união de diversos fatores, inclusive genéticos, porém as pessoas podem fazer muito para preveni-lo. Entre as causas estão o tabagismo, obesidade e sedentarismo, que podem ser desviadas por cada um. A página da fundação na rede social Facebook irá divulgar informações para incentivar uma vida saudável, o diagnóstico precoce da doença, a conquista do tratamento para a população e uma melhora na qualidade de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aborda que, no mundo, 22 de milhões de pessoas irão ser diagnosticadas com câncer até 2022 – quase o dobro dos 14,1 milhões detectados em 2012. As mortes, que alcança o múmero de 8,2 milhões por ano, deve aumentar para 13 milhões. A OMS prevê que os países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, serão bastante atingidos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2014, 576 mil brasileiros irá ser diagnosticados com a doença

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.