Coreia do Sul declara fim da epidemia da Mers

A Coreia do Sul declarou nesta terça-feira (28.07) o fim da epidemia da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, sigla em inglês), informou a agência de notícias Yonhap.  Após ser detectada, em 20 de maio, a Mers matou 36 pessoas e contaminou outras 186 na Coreia do Sul.

O primeiro caso de Mers na Coreia do Sul foi detectado em 20 de maio, quando um homem de 68 anos foi diagnosticado com o vírus depois de uma viagem à Arábia Saudita.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o  coronavírus Mers, contra o qual não existe vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%.

Tratamento

O tratamento para Síndrome Respiratória do Oriente Médio – Mers consiste em aliviar os sintomas do paciente porque ainda não existe nenhum medicamento específico para eliminar o Coronavírus, que é o causador da doença.

Pessoas saudáveis que são contaminadas têm mais chances de serem curadas, no entanto, pessoas com o sistema imune comprometido, que tenham diabetes, câncer, problemas cardíacos ou pulmonares e doença renal têm maior probabilidade de serem contaminadas ou de serem gravemente afetadas, com maior risco de morte.

Durante a doença o paciente deve permanecer de repouso, ficando de quarentena, e seguir todas as orientações do médico para evitar transmitir o vírus para outras pessoas. Os paciente gravemente afetados, que desenvolvem pneumonia ou insuficiência renal devem permanecer internados no hospital para que recebam todos os cuidados necessários. Nesses casos, o paciente pode necessitar de respirar com ajuda de aparelhos e fazer hemodiálise para filtrar o sangue adequadamente, prevenindo complicações.

Fortalecendo o sistema imune

Para fortalecer o sistema imune e facilitar a recuperação é aconselhado beber dois litros de água por dia e investir numa alimentação saudável, ingerindo maior quantidades de legumes, verduras, frutas e carnes magras, enquanto que os alimentos industrializados e processados devem ser evitados.

Melhorar o funcionamento intestinal pode contribuir para uma recuperação mais rápida e por isso é recomendado ingerir iogurtes com probióticos e ingerir mais alimentos ricos em fibras.

Sinais de melhora

Nas pessoas que possuem um bom estado de saúde , não têm nenhuma doença crônica e que raramente ficam doentes, os sinais de melhora podem surgir em poucos dias com a diminuição da febre e do mal-estar geral.

Sinais de piora e complicações

O sinais de piora costumam surgir nos pacientes que sofrem com outras doenças ou que possuem o sistema imune frágil. Nesses casos, a doença pode se agravar e surgirem sintomas como aumento da febre, muito catarro, dificuldade para respirar, dor no peito e calafrios que são sugestivos de pneumonia, ou sintomas como diminuição da produção de urina e inchaço corporal, que são sugestivos de insuficiência renal.
Os pacientes que apresentam estes sintomas devem permanecer internados no hospital para receber todo o tratamento necessário.

Fontes: G1 e Tua Saúde
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.