Saúde define estratégias para primeiro laboratório de biossegurança máxima da América Latina

O Ministério da Saúde irá definir as diretrizes para a implantação do primeiro laboratório de máxima segurança biológica da América Latina.  Classificada como Laboratório Nível de Biossegurança 4 (NB4), a unidade lidará com agentes infecciosos que representam alto risco à vida humana e ao meio ambiente e que ainda não contam com medidas de prevenção e tratamento específicos, como os vírus Ebola.

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) irá coordenar as atividades, o grupo contará ainda com representantes das secretarias Executiva (SE); de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS). Bem como, do Instituto Evandro Chagas; do Centro Nacional de Primatas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O NB4 será instalado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – sediado em Campinas (SP). Além disso, conta com investimento de R$ 1 bilhão até 2026,  oriundo do fundo nacional de desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal.

De acordo com a pasta, a primeira reunião do GT está prevista para ocorrer no dia 27 de novembro. A partir daí, o comitê terá 36 meses para elaborar um relatório final com as recomendações.

 

Foto: Agência Brasil

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe