Unicef certifica 235 unidades de saúde e educação

Nesta quinta-feira (26), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou 235 unidades básicas de saúde e de educação infantil como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI).

O projeto visa, contribuir com seis capitais brasileiras – Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Fortaleza – na promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância. De acordo com a oficial de Primeira Infância do Unicef no Brasil, Maíra Souza, “Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida para que as crianças desenvolvam o seu máximo potencial”, avaliou.

De acordo com a Unicef, das 235 unidades certificadas, 165 são unidades básicas de saúde que alcançam um público de mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades de educação infantil e atendem 8 mil bebês e crianças. Ao todo, 469 unidades básicas de saúde e 106 de educação infantil participaram da seleção.

Segundo o Fundo, em um ano, mais de 2,9 mil profissionais de saúde e da educação infantil foram capacitados por meio da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância.

“Investir em saúde e educação é o melhor, senão o único, caminho para construirmos um futuro de mais equidade para o Brasil. Precisamos dialogar e colaborar para que os aprendizados gerados por projetos como as UAPIS nos ajudem a construir políticas públicas que melhorem a atenção primária no país”, afirmou Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil, parceira da Unicef e cocriadora do projeto.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe