Salvador sediará pela primeira vez o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Nesta quarta-feira (13), o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, anunciou o apoio institucional da pasta municipal ao Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que será realizado pela primeira vez em Salvador. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, e será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro.

O Novembro Salvador Capital Afro é um calendário inédito com uma programação para o mês em que se comemora a Consciência Negra. Com festivais de música, empreendedorismo, exposições de arte, desfiles de blocos Afro e afoxés e eventos de moda, o Novembro SCA acontecerá durante todo o mês e é pautado na exaltação da ancestralidade negra da capital baiana, tendo o afroturismo como base.

Estão previstas mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público, que serão espalhadas por diversos pontos de Salvador. Serão utilizados os espaços Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

Com o tema central “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, o festival, que nasceu em São Paulo, em 2016, objetiva promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe