OMS classifica nova cepa do coronavírus EG.5 como “variante de interesse”

Na ultima quarta-feira (19), Organização Mundial da Saúde (OMS), a nova cepa do coronavírus EG.5 como uma “variante de interesse”. A EG.5 circula principalmente nos Estados Unidos e na China.

De acordo com a OMS, ela não parece representar uma ameaça maior à saúde pública do que outras variantes. Tendo rápida propagação, a EG.5 já é a variante mais prevalente nos Estados Unidos, com uma estimativa de mais de 17% dos casos. Ele está por trás do aumento de casos de Covid-19 em todo o país. Além disse, detectada na China, Coreia do Sul, Japão e Canadá, e outros países.

“Coletivamente, as evidências disponíveis não sugerem que a EG.5 apresente riscos adicionais à saúde pública em relação às outras linhagens descendentes da Ômicron atualmente em circulação”, disse a OMS em sua avaliação de risco.

A Covid-19 matou mais de 6,9 milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 768 milhões de casos confirmados desde que o vírus surgiu. “Não detectamos uma mudança na gravidade da EG.5 em comparação com outras sublinhagens da Ômicron que estão em circulação desde o final de 2021”, afirmou ela.

Segundo, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, é lamentável que muitos países não estejam mais relatando os dados a respeito da Covid-19 à Organização. Ele disse que apenas 11% dos países relataram hospitalizações e internações em UTI relacionadas ao coronavírus.

Dessa forma, a OMS emitiu um conjunto de recomendações para Covid, nas quais instou os países a continuarem relatando dados da Covid, particularmente de mortalidade, e a continuar oferecendo vacinação.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe