Estudo: má qualidade e quantidade de sono pode ajudar no desenvolvimento de asma

De acordo com novo estudo publicado no jornal BMJ Open Respiratory Research a má qualidade e quantidade de sono podem colocá-lo em maior risco de desenvolver asma.

Pesquisas anteriores já mostraram que a asma tende a levar a problemas de sono, mas os pesquisadores queriam saber se a associação funcionava de outra maneira – ou seja, se a forma como alguém dormia afetava a probabilidade de desenvolver asma.

“Sempre soubemos que existe alguma associação entre asma e sono, mas a maior parte do trabalho acontece na presença de apnéia obstrutiva do sono”, disse a alergista pediátrico Dra. Amal Assa’ad, diretora associada da Divisão de Alergia e Imunologia no Cincinnati Children’s Hospital Medical Center. Ela não estava envolvida no estudo mais recente.

Para investigar, os pesquisadores analisaram os dados de um grupos de pessoas de 2006 a 2010 com mais de 450 mil pessoas no Biobank do Reino Unido,  com idades entre 38 e 73 anos de um grande banco de dados biomédico e recurso de pesquisa que acompanha residentes a longo prazo.

Em um acompanhamento de 10 anos, quase 18 mil pessoas na pesquisa foram diagnosticadas com asma, de acordo com o estudo.

A análise dos dados mostrou que pessoas com predisposição genética e maus hábitos de sono tinham duas vezes mais chances de desenvolver asma do que pessoas em um grupo de baixo risco.

Normalmente, ter uma predisposição genética coloca você em um risco 25% a 30% maior de desenvolver asma, disse a Dra. Juanita Mora, alergista/imunologista de Chicago e porta-voz nacional da American Lung Association. Ela não participou da pesquisa.

Já padrões saudáveis de sono demonstraram estar associados a um menor risco de asma, independentemente da suscetibilidade genética, disse o estudo.

 

Boa higiene do sono

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os adultos precisam de pelo menos sete horas de sono por noite. Contudo, para muitas pessoas, isso não está acontecendo – 1 em cada 3 americanos tem déficit de sono.

O CDC recomenda ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário, manter o quarto confortável e escuro e evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Um quarto confortável normalmente significa um que é legal – cerca de 15 a 20ºC, de acordo com uma história de 2021 da CNN.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe