ONU alerta contra retrocesso dos direitos humanos no mundo

Em Genebra, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os direitos humanos são atacados por todos os lados.

Guterres participou ao lado do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, da cerimônia de abertura da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH), que deve durar quase seis semanas. Em seu discurso, Volker Türk denunciou o retorno do “velho autoritarismo” e das “guerras de agressão destrutivas, de uma época passada e com consequências mundiais”, em uma referência ao que chamou de “invasão sem sentido da Ucrânia por parte da Rússia”.

A ofensiva russa na Ucrânia, assim como a situação no Irã, Síria, Nicarágua, Haiti e Etiópia, serão os grandes temas da 52ª sessão.

Guerra na Ucrânia, pobreza, racismo: o secretário-geral da ONU destacou a Declaração Universal “atacada por todos os lados” e criticou os governos que “atacam suas bases, ou as derrubam”.

No século passado foram registrados muitos avanços em termos de direitos humanos e desenvolvimento, mas agora, alertou Guterres, “em vez de seguir com o progresso, retrocedemos”. De acordo com o secretário, devemos dar “um novo impulso”, insistiu, antes de recordar que representam a solução para vários problemas do planeta, como a mudança climática, ou o uso nocivo das novas tecnologias.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe