Hemorragia interna é controlada por spray de espuma

O norte-americano Matthew Dowling, junto aos colegas da Universidade de Maryland – EUA desenvolveram um novo procedimento capaz de combater uma hemorragia no interior do corpo humano. Trata-se de uma espuma autoexpansível que promete a ser a tecnologia da próxima geração.

O novo procedimento é um biopolímero e imita o papel das plaquetas do sangue humano, que se aglomeram para fechar um orifício nas veias. As hemorragias internas são uma das principais causas de óbitos entre adultos jovens, sobretudo em decorrência de acidentes.

De acordo com a análise, a espuma, quando aplicada ao ferimento cria uma malha tridimensional em nanoescala, fazendo o sangue coagular rapidamente, estancando o sangramento quase instantaneamente. A expectativa é que a espuma de quitosana seja aprovada para uso interno e externo.

Baseado na quitosana, o material, um polímero natural encontrado na carapaça dos crustáceos e que vem encontrando diversas aplicações em biomedicina, incluindo experimentos com o restabelecimento das conexões de nervos rompidos.

Considerado um material natural, a quitosana, é biocompatível, antimicrobiano e altamente durável.

Apoiada pela da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, a equipe, já fundou uma empresa, a Remedium Technologies, para comercializar a novidade.

Fonte: Diário da Saúde

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.