Bactéria “Strep A” mata 6 crianças no Reino Unido

No Reino Unido, as autoridades de saúde aconselham os pais e as escolas a observar infecções por Strep A após a recente morte de seis crianças.

Com o levantamento das restrições contra a Covid-19, infecções como Strep A estão se espalhando mais facilmente, com casos aumentando no mês passado. Conhecido como Streptococcus do Grupo A (GAS), o Strep A pode causar uma variedade de sintomas que variam de leves a graves, mas não é fatal para a maioria das pessoas infectadas.

Strep A é uma bactéria encontrada na garganta e na pele. Geralmente causa febre e infecções na garganta, e muitas pessoas a carregam sem nenhum sintoma. No entanto, eles ainda podem espalhá-lo para outras pessoas por tosse, espirros e contato próximo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, entre os sintomas da infecção está dor ao engolir, febre, erupções cutâneas e amígdalas e glândulas inchadas, sendo a infecção comum em ambientes lotados, como escolas e creches.

A entidade aconselha os pais a procurar aconselhamento médico imediatamente se uma criança parecer “muito doente” com sintomas como febre, vômitos, dores musculares ou erupções cutâneas.

Streptococcus invasivo do grupo A (iGAS) é o termo usado quando a bactéria invade o corpo, superando as defesas naturais para entrar em áreas como o sangue, e é mais perigosa, explica a UK Health Security Agency (UKHSA) em seu site.

Embora não haja vacina para prevenir infecções por Strep A ou iGAS, os antibióticos geralmente são eficazes no tratamento. Dados da UKHSA mostram que houve 2,3 casos por 100.000 crianças de 1 a 4 anos entre meados de setembro e meados de novembro, em comparação com a média de 0,5 nas temporadas pré-pandêmicas (2017 a 2019).

Além disso, para crianças de 5 a 9 anos, houve 1,1 casos por 100.000, em comparação com a média pré-pandêmica de 0,3. O último período de altas infecções foi entre 2017 e 2018, com quatro crianças menores de 10 anos morrendo no período equivalente, acrescentou o comunicado.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe