Vacina oral contra cólera se mostra eficaz, diz estudo

Uma vacina oral,  de baixo custo concede uma proteção “significativa” contra a cólera grave, a doença casou anualmente, milhares de mortes em Bangladesh.

A revista médica The Lancet, publicou um estudo sobre o assunro. Foram entrevistadas cerca de 270 mil crianças e adultos nas favelas de Mirpur em Dacca com alto risco de cólera. A vacina  demonstrou eficácia  em áreas endêmicas.

No estudo feito, 94.675 pessoas receberam a vacina. Além da vacina, um outro grupo de número quase equivalente (92.539) foi incluindo num programa de “mudança de comportamentos”, incluindo a lavagem das mãos e o uso de água potável. Um outro grupo (80.000) não recebeu nada.

Em comparação aos não vacinados, a incidência global de desidratação grave foi reduzida em 37% no grupo que recebeu a vacina isoladamente e de 45% quando a vacina foi acompanhada pela campanha para a mudança como uma precaução.

A cólera é uma infecção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminadas pela bactéria Vibrio cholerae e os hospedeiros do bacilo. Ele é facilmente disseminado em áreas sem infra-estrutura básica – água potável, vasos sanitários, saneamento – como favelas ou campos de refugiados, muitas vezes superlotados.

A OMS, registrou  entre 3 a  5 milhões de casos de cólera anualmente e 120.000 pessoas perderam a vida.

JR

OMS/Revista The Lancet

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.