Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16), informa que
O índice de crianças brasileiras do 2º ano do ensino fundamental que não sabem ler e escrever dobrou em dois anos, de 2019 para 2021. Em 2019, a porcentagem era de 15% e, em 2021, chegou a 34%. A Política Nacional de Alfabetizaçãoestipula que aprender a ler a escrever deva ser um processo que acontece no 1º ano do ensino fundamental, quando os alunos têm, em média, 6 anos.
Clara Machado da Silva Alarcão, coordenadora-geral substituta do Saeb, afirmou ao portal g1 que, nessa idade, a mediação dos professores, de forma presencial é especialmente importante.
“Isso não foge do esperado. Nessa faixa etária, a mediação presencial [do professor] é especialmente importante”, afirma Clara Machado da Silva Alarcão, coordenadora-geral substituta do Saeb.
Em nota enviada ao portal, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação declarou que “é importante que as redes municipais (…) reúnam seus profissionais da educação para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos”.
Os números indicam que houve um atraso pedagógico no Brasil.