Programação do desfile de Sete de Setembro em Salvador

O evento do desfile do sete de setembro,  organizado pelo Exército Brasileiro, terá mais  de 6.700 militares e civis irão compor o desfile.

Os grupamentos seguirão pela Praça 2 de Julho e a Praça Castro Alves, com início previsto para 9h, após uma revista à tropa e hasteamento do Pavilhão Nacional.

Depois do desfile das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, seguirá a apresentação motorizada das corporações e das escolas e entidades civis. No final, o público poderá conferir o Esquadrão da Polícia Montada.

A partir das 8h40, o governador Rui Costa estará presente nas festividades pelos 200 anos da Independência do Brasil, no largo do Campo Grande, em Salvador. Como representante do Estado da Bahia, ele participa da solenidade de hasteamento das bandeiras, marcada para as 8h45. Durante o desfile, a Polícia Militar vai apresentar seu novo uniforme e o novo padrão estético das viaturas usadas pela corporação.

 Programação do Desfile de Forças Militares do Estado:

A PM vai abrir seu desfile com os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM), seguidos dos alunos, da Coordenação de Interatividade dos Veteranos (Cive), da Banda de Música da PM Maestro Wanderley, do Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e Academia de Polícia Militar (APM).

Na sequência, representando a tropa especializada, desfilam o Batalhão de Guarda (BG), Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (Bepe) e de Polícia Turística (Beptur), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), Polo Industrial e do Grupamento Aéreo (Graer) que realizará sobrevoo. Fecham o desfile as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e interior.

Prefeitura de Salvador, participa do Desfile 

A Prefeitura de Salvador vai participar do desfile da Independência do Brasil, data magna que completa 200 anos em 2022. O evento volta a acontecer na capital baiana de forma presencial, após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, nesta quarta-feira (7), com início no Campo Grande (em frente ao Palácio da Aclamação), a partir das 8h. O prefeito Bruno Reis estará presente na cerimônia.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) levará 580 alunos de oito fanfarras de escolas da rede e a ala de judô da Escola Municipal Fazenda Grande II. Os grupos são as bandas marciais de São Cristóvão (Bamsc), da Escola Municipal Barbosa Romeo, do bairro de São Cristóvão, e de Pirajá (Masp Show), da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita; além das fanfarras da Escola Municipal Helena Magalhães (Fahema), do bairro de Boa Vista de São Caetano; da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Fantesa), de Santa Cruz; da Escola Municipal Fazenda Coutos (Fanmuf); da Escola Municipal da Palestina (Famup); e da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas (Famasba), de Ilha Amarela.
Já a Guarda Civil Municipal (GCM) também participará dos desfiles com a presença de 355 agentes. Desse total 70 são do Patrulhamento Preventivo Motorizado; 40 são do Grupo de Rondas da Capital (Rondac); 15 são do Grupamento de Operações com Cães (GOC); 50 são agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT); 40 do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa); e 55 são do Grupamento de Operações Especiais (GOE). Os agentes participantes serão ordenados pela Banda de Música da GCM, composta por 20 agentes.

Mudanças no trânsito em Salvador: 

 Para a realização do desfile cívico, a partir da meia-noite da quarta-feira (7) haverá a proibição do estacionamento de veículos nas seguintes vias: Avenida Euclydes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Rua Tenente Pires Ferreira (trecho entre a Rua Raul Drumond e a Rua Presidente Kennedy), Avenida Sete  de  Setembro (Ladeira  da  Barra  / Largo  da Vitória/ Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade /  São  Pedro  /  São  Bento),Praça  Castro  Alves,  Rua  Chile, Rua  da  Ajuda,  Rua  da  Misericórdia, Ladeira  da Praça,  Ladeira  da  Montanha,  Ladeira  da  Conceição  da  Praia,  Rua  Conceição da  Praia, Rua  Carlos  Gomes, Rua  Forte  de  São  Pedro,  Rua  Banco dos  Ingleses,  Rua  Baronesa de  Sauipe (lado direito),  Rua  Direita  da  Piedade  (trecho  compreendido  entre  a  Rua  Clóvis  Spínola  e  a  Rua Politeama de Baixo) e Largo dos Aflitos.

A passagem do desfile cívico vai interditar a circulação de veículos, a partir das 5h da quarta-feira (7), nas seguintes vias: Avenida Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra: sentido Bairro-Centro / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo  Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário  / Piedade / São Pedro /  São Bento), Rua do  Paraíso  (trecho compreendido  ente a  Av.  Sete de Setembro e a Rua Professor  Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua Forte de São Pedro, Rua Clovis Spínola e Largo dos Aflitos.

Com a interdição, os veículos com destino às proximidades do Centro da Cidade, deverão utilizar as seguintes avenidas: Lafayette Coutinho (Contorno), Vale dos Barris e Doutor José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os veículos provenientes da Avenida Princesa Leopoldina, com destino ao bairro da Graça terão como opção de tráfego a Avenida Reitor Miguel Calmon / Vale do Canela.

Ainda no dia 7, a partir das 5h, haverá inversão do sentido de tráfego de veículos nas seguintes vias: na Rua Gamboa de Cima (trecho entre a lateral do Quartel da PM até o imóvel de nº 57) e na Rua Presidente Kennedy.

Saúde: 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as de Saúde da Família (USF) retomam o atendimento a partir das 8h de quinta-feira.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe