Tecnologia auxilia no diagnóstico de doenças renais

Pesquisadores da Fiocruz Bahia, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana  desenvolveram um novo método de diagnóstico digital. O sistema chamado de DS-FNet,,  combina a arquitetura de uma Rede Neural Convolucional (desenvolvida para interpretação de imagens escaneadas) com mecanismos de atenção em contornos nas imagens, a fim de determinar de maneira mais eficaz o contorno das estruturas do rim.

A estrutura escolhida para a leitura do programa foi o glomérulo – parte dos rins responsável pela filtragem do sangue e geração da urina. Por conta de seu papel e importância na saúde dos pacientes, o glomérulo é uma das primeiras estruturas a serem acessadas pelos médicos para o diagnóstico. O programa mostrou-se capaz de segmentar o glomérulo mesmo em diferentes técnicas de coloração.

O trabalho resultou  no desenvolvimento do banco de dados WSI_Fiocruz, que possui 146 imagens de glomérulos anotadas em lâminas de biópsias escaneadas. Os cientistas planejam expandir este banco de dados para armazenar mil imagens de lâminas de biópsia, tornando-o também disponível para outros pesquisadores da área.

O estudo foi publicado na revista Computerized Medical Imaging and Graphics.

Em comparação com outros sistemas que usam o modelo deep learning, o DS-FNet pôde reduzir a quantidade de falsos positivos e falsos negativos, encontrando glomérulos mesmo em partes completamente ignoradas pelos outros programas.

o desenvolvimento da área de patologia computacional, com o apoio de sistemas de leitura e segmentação,  poderá reduzir o período necessário entre diagnóstico e o prognóstico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe