Brasil: Estudo diz que 65% dos infectados pela Covid tiveram sequelas

Dados de estudo que avaliou 9 mil pessoas em várias regiões do Brasil em entrevista por telefone, revela que a Covid-19 deixou 65% dos pacientes com pelo menos uma sequela.
De acordo com dados das entrevista, a perda de olfato ou paladar foi o problema mais relatado, que correspondeu a 30% dos casos. Além disso, a segunda maior queixa apontada pelos entrevistados estava relacionada a problemas musculares, com 45%.
Ainda assim, outros sintomas também tiveram registro pelos pesquisadores, como fadiga e cansaço (23,6%). Perda de memória (21,1%), perda de cabelo (19,3%), falta de ar (18,6%) e sono (14,5%).O estudo contou com desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies.

Segundo respostas dos entrevista, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19. Além disso, quase 30% dos não vacinados alegaram que não receberam a imunização por não acreditarem na eficácia da vacina.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe