Produto químico bem comum é ligado a casos de câncer de fígado

Uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, publicada no JHEP Reports, mostra que um produto químico sintético amplamente encontrado no meio ambiente — o sulfonato de perfluorooctano (PFOS) — pode estar diretamente ligado ao carcinoma hepatocelular não viral, tipo mais comum de câncer de fígado.

o sulfonato de perfluorooctano (PFOS) é encontrado em uma grande variedade de produtos para garantir características como antiaderência, impermeabilidade e resistência a manchas. Embalagens de fast food, panelas antiaderentes e roupas impermeáveis.

A pesquisa, baseada na análise de amostras de sangue, revela que os indivíduos com mais concentração do produto, PFOS (os 10% maiores) tinham 4,5 vezes mais risco de desenvolverem câncer de fígado do que aqueles com os níveis mais baixos. A avaliação das amostras encontrou evidências de que os PFOS parecem alterar o processo normal do metabolismo da glicose, dos ácidos biliares e de aminoácidos de cadeia ramificada.

Segundo o Instituto Oncoguia dos EUA, 800 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de fígado no mundo e 700 mil óbitos por ano,são causados por câncer de fígado

“O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática, e esse é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, enfatiza Jesse Goodrich, PhD, estudioso de pós-doutorado no Departamento de População e Ciências da Saúde Pública da Keck School of Medicine.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe