Bahia libera desmatamento em áreas protegidas

Pesquisa realizado através do Instituto Mãos da Terra, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), revela que o governo do Estado da Bahia tem autorizado desmates de terras em fazendas que são áreas protegidas.

De acordo com o relatório, a liberação acontece sem a apresentação de documento necessário exigidos por lei. Ainda, segundo o documento, as irregularidades encontradas constaram em uma analise das ASVs (Autorizações de Supressão da Vegetação) nos últimos quinze anos. Entre 2007 e 2021, o governo da Bahia autorizou o desmate de 992.587 hectares de vegetação nativa. 80% do desmate legal acontece na região oeste do estado, onde ocorre a produção de soja. Bem como, milho e algodão, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

Além disso, o Imaterra ressalta que entre os 21 tipos de falha nos processos administrativos estão a ausência de documentos exigidos por lei federais e estaduais. As fazendas têm obtido autorização para desmatar mesmo sem aprovação do Cadastro Ambiental Rural, previsto pelo Código Florestal.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe