Tecnologia robótica na Medicina

A ideia de criar e inserir robôs no dia a dia das pessoas vem de muito tempo, quando ainda eram apenas cenários em filmes futurísticos. Hoje em dia a medicina robótica é uma realidade e já é possível encontrar robôs na ortopedia;bem como na oncologia, na urologia, em uma simples tele consulta e mais uma infinidade de áreas. 

Os robôs desempenham diferentes funções na medicina; de acordo com seus objetivos e ferramentas. Mas, de modo geral, eles recebem comandos de estações ou até por controle remoto, executando-os imediatamente. Nesse contexto, o uso da tecnologia robótica proporciona maior conforto ao paciente e aos profissionais. Originalmente desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos, a tecnologia robótica foi idealizada para permitir a realização de cirurgias em soldados feridos no campo de batalha, que deveriam ser executadas por cirurgiões localizados à distância.

Hoje em dia, vários robôs, cada um com suas características e complexidades estão presentes em várias especialidades com tecnologia diferenciada; capaz de realizar tarefas minuciosas e agregar qualidade aos cuidados médicos e às cirurgias de alta complexidade. Um dos cenários mais recentes a ganhar essa tecnologia foi a ortopedia e podemos afirmar que o Brasil é um dos primeiros países da América Latina a oferecer aos pacientes o acesso a um inovador sistema robótico para uso em cirurgia de implante de prótese de joelho; a artroplastia (prótese) de joelho primária. O sistema robótico em destaque na ortopedia é o ROSA® Knee, desenvolvido pela Zimmer Biomet, empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, representada pela Medicalway Equipamentos Médicos em Curitiba (PR).

Na capital paranaense, o pioneiro com a tecnologia robótica em cirurgia ortopédica foi o Pilar Hospital. Foi o primeiro hospital que trouxe o robô ROSA® Knee System no ano de 2021. Com os excelentes resultados e presente em mais hospitais pelo Brasil, o ROSA® também está no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba.  A primeira cirurgia robótica ortopédica no país ocorreu em São Paulo no final de 2020. Atualmente, o número total de equipamentos aumentou: são sete estados brasileiros e 13 hospitais em que o ROSA® Knee System está presente. 

Empresas de equipamentos médicos redirecionaram recursos extraordinários para desenvolver, testar, e, finalmente, adequar os robôs-médicos para a prática diária dos hospitais. Além disso, quem também atua com a técnica é o Dr. Antonio Carlos Canto Tomazini, ortopedista e traumatologista, especialista em Artroscopia e Traumatologia do Esporte do Hospital Marcelino Champagnat. De acordo com ele, o advento do robô trouxe maior precisão cirúrgica e possibilitou que procedimentos complexos fossem realizados de forma segura: “Por permitir uma visualização ampliada do campo cirúrgico, em alta definição e tridimensional (3D); o uso do robô garante um melhor acesso e visualização das estruturas anatômicas, possibilitando uma cirurgia mais precisa, eficaz e segura”.

Contudo, diferentemente do que muitos podem imaginar, o robô não funciona de forma autônoma; todos os movimentos realizados por ele na verdade são controlados pelo cirurgião. As altas taxas de sucesso nas cirurgias robóticas comprovam que os pacientes que se submetem a esta técnica ortopédica mostram uma recuperação mais rápida, com menor tempo para se movimentarem de forma autônoma. Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva em geral incluem menor sangramento durante a cirurgia; menos dor no pós-operatório, na recuperação e na mobilidade, além da qualidade de vida do paciente, quando comparado à cirurgia convencional ou aberta. Portanto, podemos afirmar que se trata de um novo cenário para a cirurgia ortopédica.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.