Mineira que descobriu asteroide vai fazer curso de astronauta na NASA

Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, que descobriu um asteroide ao analisar imagens do computador de casa; em Contagem, em Minas Gerais, foi selecionada pela NASA para um treinamento para ser astronauta.

De acordo com a jovem em entrevista, “Serei tripulante da Expedição 36 do curso Advanced Space Academy da NASA, em que serei treinada como astronauta. Esse é um grande passo na minha jornada até me tornar a primeira mulher brasileira a ir ao espaço, que é meu maior objetivo”, disse ela.

A estudante descobriu o asteroide em agosto de 2021 e disse que acredita que o feito a ajudou a ser escolhida para o curso. Ela viaja aos Estados Unidos no próximo dia 24, onde deve permanecer por um mês.

“Estou muito animada para o treinamento. Estou me preparando para os desafios que fazem parte de uma missão espacial e nada é mais empolgante que isso”, contou ela.

A jovem também levou a medalha de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com a de bronze.

Laysa descobriu o asteroide para a NASA em agosto passado e o batizou de LPS 003, suas iniciais. Ela contou que se interessou pelo tema no início do ano passado, quando viu no site da agência norte-americana a campanha de “caça asteroides”. O projeto é realizado em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration. Na época, ela ainda estava no 2º período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.