Transfusões de sangue artificial pode ser realizado até 2017

Doadores Sangue

Produzir sangue artificial para melhorar o tratamento de pessoas que precisam de transfusões. Este é um dos desafios do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), que planeja realizar os primeiros testes em dois anos.

O estudo integra especialistas em sangue e transplantes do NHS e cientistas das Universidades de Bristol, Oxford e Cambridge, que trabalharão juntos usando células-tronco de adultos e de cordões umbilicais de bebês. Após processo, 20 voluntários receberão em torno de 5 e 10 ml de sangue contendo essas células, e os resultados serão comparados aos de transfusões comuns.

A iniciativa do órgão de saúde acontece, principalmente, pela diminuição no número de doações de sangue. O líquido artificial será usado no tratamento de diversas patologias que precisam de transfusões, mas, primeiramente, irá beneficiar pacientes que sofrem de doenças sanguíneas – como anemia falciforme e talassemia, que necessitam de transfusões regulares.

Em entrevista ao site de tecnologia Engadget, o diretor da área de sangue e transplantes do NHS, o Dr. Nick Watkins ressaltou que cientistas do mundo todo têm investigado, por anos, como fabricar glóbulos vermelhos para oferecer uma alternativa ao sangue doado para tratar pacientes. Nick enfatizou também que todos envolvidos no processo estão confiantes de que, em 2017 toda a equipe estará pronta para realizar os primeiros testes de fase inicial em voluntários humanos.

Fontes: The Independent e Engadget.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.