Inpe: Desmatamento bate recorde em abril na Amazônia

Dados de satélite do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), informou que o desmatamento na Amazônia bateu um novo recorde em abril; com mais de 1.000 km2 desmatados, quase o dobro do mesmo mês do ano passado. O recorde anterior era de 580 km2, para todo o mês de abril de 2021.

De 1º a 29 de abril, as imagens do sistema de monitoramento Deter do INPE mostram alertas de desmatamento em mais de 1.012 km2, o equivalente a cerca de 1.400 campos de futebol.

Assim, desde o início do ano, 1.954 km2 foram desmatados, quase o dobro dos primeiros quatro meses de 2021 (1.153 km2).

O mês de abril é o último mês da estação chuvosa, quando o desmatamento costuma ser menos severo. Contudo, o dado deste ano está próximo do recorde para um mês de junho, que marca o início da estação seca (1.061 km2 em 2021).

“Esse número é extremamente alto para este período, mostra a imensa pressão sobre a floresta este ano”, lamenta Maria Napolitano, responsável científica da WWF Brasil.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.