Robô desenvolvido por brasileiros é capaz de desinfectar ambientes hospitalares

Para o Ministério Saúde, as infecções hospitalares são um problema multifatorial que exige uma série de ações que devem ser organizadas nos serviços de saúde; dentro do Programa de Controle de Infecção, conforme determina a Lei 9.431/1.997.

Dessa forma, as instituições de saúde adotam ações de prevenção e controle; como higienização das mãos, elaboração e a aplicação de uma série de protocolos de prevenção; bem como a aplicação de medidas de precaução e isolamento, o gerenciamento do uso de antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies.

Contudo, estima-se que no Brasil, a taxa de infecção hospitalar aconteça em 14% das internações, segundo a Saúde. Assim, pesquisadores do Grupo Phi Robotics Research Lab, sediado no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); desenvolveram um robô inteligente, capaz de descontaminar ambientes infectados utilizando luz ultravioleta e névoa ozonizada.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.