Camisinha que muda de cor ao detectar DST é criada por adolescentes

É bastante comum nos estabelecimentos comerciais encontrar o preservativo masculino – a caminha – com diversas novidades implementadas. Há produtos segmentados pelo sabor, pelo processo de retardo da ejaculação, pela resistência do material e até mesmo pelas cores para realizar os variados fetiches. Mas um preservativo para detectar doenças, é uma grande evolução! Pois é!  Uma camisinha que muda de cor ao entrar em contato com doenças sexualmente transmissíveis (DST) foi desenvolvida por um grupo de adolescentes ingleses. A invenção foi a vencedora na categoria “Saúde” no TeenTech Awards, em Londres, na Inglaterra.

De acordo com o jornal Daily Mail, o preservativo possui uma fina camada com moléculas que mudam de cor ao entrar em contato com diferentes vírus. A cor vermelha indica se o vírus for clamídia, o amarelo em caso de herpes genital, o roxo na presença do HPV e o azul nos casos de sífilis.

Criado pelos jovens Daanyaal Ali, 14, Muaz Nawaz, 13, e Chirag Shah, 14, o produto foi intitulado S.T.EYE. Segundo Ali, o produto S.T.EYE foi criado como uma nova forma de detectar DST para ajudar no futuro da próxima geração. Ali é estudante da Isaac Newton Academy – localizada em Illford, cidade próxima a Londres.

Com a criação do produto, os jovens ganharam 1 mil libras e uma visita ao Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica. Outras invenções vencedoras incluem sapatos que usam a energia gerada na caminhada para carregar aparelhos eletrônicos, acessórios de cabelo com internet sem fio e um dispositivo para reservar água que foi usado em comunidades rurais africanas.

 

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.