SUS: assistência a pessoas com transtornos mentais aumenta 11%

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revela que os atendimentos a pessoas com transtornos mentais; e comportamentais devido ao uso abusivo ou dependência de álcool e outras drogas aumentaram 11% em 2021.

De acordo com o Ministério da Saúde,, durante o ultimo ano a rede pública realizou 400,3 mil atendimentos em virtude de transtornos causados pelo consumo de substâncias químicas. No ano anterior, 2020, esse número chegava a 356 mil atendimentos.

Assim, do total de atendimentos realizados em 2021, 159,6 mil estão relacionados ao uso abusivo do álcool. Seguido, por transtornos mentais e comportamentais causados pelo uso de cocaína (31,9 mil) e fumo (18,8 mil).

Segundo o coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do ministério Rafael Bernardon; “Importante lembrar que esses números não são suficientes para retratar o problema da dependência química no país, tendo em vista que estamos falando especificamente da quantidade de atendimentos e não do total de pessoas dependentes”.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.