Começou hoje (06) e vai até quinta-feira (08) a 9ª Conferência Estadual de Saúde (Conferes). A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário estadual de Saúde e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, do deputado federal, Jorge Solla, entre outras autoridades. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento, que acontece no Senai Cimatec, em Piatã, deve reunir cerca de 2.200 representantes, dos 417 municípios da Bahia. Gente que decidiu sair de sua cidade para discutir a situação da saúde pública baiana e propor diretrizes para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para quem acredita que discutir o assunto é pouco relevante ou justifica a falta de interesse no tema alegando que as autoridades costumam não escutar as demandas do povo, um dado importante: foi em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, que sociedade civil e governo aprovaram as bases para a criação do SUS.
Para Fábio Vilas-Boas discutir a situação da saúde juntamente com a população é fundamental principalmente no cenário atual de cortes de verbas destinadas ao setor: “A Conferência é uma oportunidade única de se discutir de forma aberta, clara e em conjunto com a sociedade os problemas que atingem o sistema coletivo de saúde”, pontuou.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes e todos se beneficiam do SUS. E nem adianta dizer que você tem plano de saúde, o sistema é tão abrangente que engloba áreas como vigilância sanitária e epidemiologia que atende à toda população brasileira. Por isso, debater seus problemas e propor soluções para os seus desafios é tão fundamental.
Sabendo disso Hipólito de Brito saiu de Nazaré, localizada a 225 quilômetros de Salvador, para expor sua opinião sobre os obstáculos enfrentados pela população de sua cidade: “Falta recursos para a saúde no município, muitas vezes as pessoas vão ao médico e saem com a solicitação de um exame que não é feito em Nazaré. Estamos tentando uma solução para isso”, afirmou.
Eixos temáticos
São oito os eixos temáticos que norteiam as conferências em todo o país: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação e controle social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relacionamento público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS e reformas democráticas e populares do Estado.
Na 9ª Conferes também serão eleitos os delegados para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, que vai acontecer de 01 a 04 de dezembro, em Brasília.
Ana Paula Lima