Portal Saúde no Ar

 

ECOAR – Câncer e alimentação

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste  nono episódio, o tema apresentado é: Câncer e alimentação

Confira o conteúdo desta edição.

Durante  os  meses  de outubro/novembro temos eixos sociais direcionados à conscientização sobre o câncer, outubro câncer de mama, e em novembro falamos sobre o câncer de próstata. Embora seja abordado, é pouco falado que apenas 15 % dos casos de cânceres estão associados a fatores genéticos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, nada mais justo do que um episódio do Ecoar tratando sobre o tema: câncer e alimentação. Esta quarta-feira o ECOAR – Nosso bate-papo sobre Agroecologia e saúde traz como entrevistada a Professora Doutora Neuza Miranda da Escola de Nutrição da UFBA que irá conversar com a gente sobre esse assunto tão necessário e pertinente.

Afinal, já existem evidências científicas que nos revelem se há relação entre o surgimento e desenvolvimento dos cânceres com alimentação? A professora Neuza Miranda explica que a alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que poderia ser prevenida, perdendo apenas para o tabagismo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ela relata que cerca de um terço de todos os cânceres humanos está relacionado ao tipo de alimentação. São inúmeros os compostos encontrados nos alimentos com atividade de carcinogênica, destacando-se: o sal em excesso, alimentos salgados e apimentados,  temperos industrializados que aumenta a incidência de câncer gástrico, excesso de carne e gordura animal  que estão relacionados a maior incidência de câncer de próstata, pâncreas, cólon e reto, mama e os aditivos conservadores presentes nas carnes processadas como salsicha, linguiça, presunto, bacon, mortadela e outros.

A dieta também pode incluir compostos presentes nos alimentos agindo como proteção contra lesões celulares e exercendo o papel de prevenção ao câncer. Esses compostos são encontrados principalmente em frutas e hortaliças frescas e orgânicas. Especialista em Toxicologia do alimento, a professora Neuza dá exemplos de alimentos associados à inibição do crescimento de células cancerígenas, como o alho; alho poró; cúrcuma; brócolis; couve; repolho e outros.

A ação de proteção se dá, detalha a acadêmica, porque há alimentos em que são encontrados vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem diversos tipos de câncer . O ideal é o consumo desses alimentos em sua forma orgânica, mas se não for possível, ainda assim não podemos abrir mão desses recursos protetores. Essa recomendação vem amparada em estudos que indicam que a redução no consumo desses nutrientes pode aumentar consideravelmente o número de casos de câncer.

 

Participação: Karina de Souza /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 4° semestre. 

Entrevistada: .Professora Doutora Neusa Miranda/ Escola de Nutrição da UFBA.

 Ouça na íntegra:

Fonte: outraspalavras.net

O pod cast:

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

SAIBA MAIS:

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Confira também:  Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.