Numa parceria com a ENUFBa- Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia e Programa Excelsior Saúde, exibido pela Rádio Excelsior da Bahia AM840, apresentamos mais uma edição da série: Papo Seguro, diálogos sobre alimentação e Nutrição em tempos de pandemia, como forma de fornecer informações seguras e orientações nutricionais à comunidade durante a pandemia do Novo Coronavírus.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) apresentam semanalmente neste espaço informações sobre alimentação e nutrição que possam ajudar as pessoas a enfrentarem a Covid-19.
Nesta décima edição as professoras Nedja Santos e Jerusa Santana, falam sobre: O Guia Alimentar da População Brasileira.
Confira texto e podcast do tema.
Olá pessoal, eu sou Nedja Santos, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. Hoje nosso Papo Seguro será sobre “O Guia Alimentar para a população Brasileira”. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Você sabia que existe um guia alimentar para nos ajudar a fazer escolhas alimentares adequadas e saudáveis? Isso mesmo!!!
Em 2014, o Ministério da Saúde lançou um guia alimentar que contém várias orientações com o objetivo de promover a saúde de toda população brasileira. Mas, apesar de ter sido produzido em 2014, muitos brasileiros ainda não conhecem as suas recomendações. Então, vem comigo que eu vou te contar as 4 recomendações e a regra de ouro do nosso guia.
A primeira delas é: faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação; ou seja, a base para uma alimentação saudável deve ser os alimentos naturais ou aqueles com o mínimo de processamento. Quais são eles? As frutas, legumes, verduras, arroz, feijões, carnes, ovos e peixes.
A segunda recomendação é usar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos.
A terceira recomendação é limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades. Os alimentos processados são as conservas e compotas de frutas, os pães, os queijos,
A quarta recomendação é para evitar os alimentos ultraprocessados. Esses produtos, que nem devíamos chamar de alimentos, como por exemplo, os refrigerantes, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, tem basicamente calorias e estão associados ao maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, são viciantes e a forma como são produzidos afeta de forma desfavorável a nossa cultura alimentar e o ambiente.
Finalmente a regra de ouro nos diz que devemos incluir sempre na nossa alimentação, os alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.
Nosso guia fala também sobre a importância de aprender técnicas culinárias com nossas mães, avós e amigas e amigos. Bem, agora eu te faço o convite pra conhecer mais o nosso guia alimentar, ele está disponível na internet. Use as orientações do guia no seu dia a dia e indique para seus amigos e familiares.
Um abraço e até o próximo papo.
Papo seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Podcast 10: Guia Alimentar da População Brasileira
Por: Nedja Santos -Professora da Escola de Nutrição da UFBA
Produção: Nedja Santos e Jerusa Santana
Colaboração: Adriana Melo, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo
Ouça:
Confira também:
“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo
“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local
“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade
“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio
“Papo Seguro” –PODCAST 6 – Amamentação e Covid-19
“Papo Seguro” –PODCAST 7 – Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II
“Papo Seguro” –PODCAST 8 – Alimentação escolar em tempos de pandemia
“Papo Seguro” –PODCAST 9 – Segurança alimentar
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Sobre a ENUFBA
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.