50 milhões em combate ao zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano para investir 50 milhões de euros para combater o vírus Zika. Denominado ‘Quadro de Resposta Estratégica e Plano de Operações Conjuntas’, serão destinados 22,4 milhões de euros (25 milhões de dólares) à Organização Pan-Americana de Saúde e 27,8 milhões de euros (31 milhões de dólares) para o trabalho de parceiros.

Os recursos serão gastos visando a mobilização e coordenação de parceiros e especialistas para ajudar os países a melhorarem a vigilância do vírus Zika e dos distúrbios ligados a ele. Os recursos sairão de um fundo de contingência de emergência recentemente criado para financiar as suas operações iniciais.

Informações regulares e orientações sobre as condições congênitas e neurológicas associadas ao Zika serão emitidas pela OMS, e também sobre questões de segurança para viajantes. Segundo a organização, os casos crescentes de microcefalia associados ao surto do Zika vírus nas Américas é uma emergência de saúde pública de importância internacional. No Brasil já foram registrados 1,5 milhões de casos.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.