Toxicologia é definida como ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. É a interação entre o indivíduo, um agente químico e o meio ambiente que pode resultar em problema como envenenamento. A maioria dos acidentes acontece no meio doméstico, envolvendo crianças e idosos.Nos últimos anos, registros do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), apontam que o maior número de intoxicações aconteceu por medicamentos, seguido de agrotóxicos e por animais peçonhentos, principalmente serpentes.
O brasileiro tem uma característica que é determinante para esta situação: o pensamento voltado excessivamente para os remédios e em alguns casos prescrições indevidas, o que indica uma necessidade do uso racional de medicamentos. De acordo com especialistas, 50% dos medicamentos são prescritos ou usados de forma inadequada o que ocasionam um número considerável de mortos.
O Ciave é responsável pela normalização, regulação e controle de atividades ligadas à toxicologia; orientação toxicológica em geral para prevenção; diagnóstico e tratamento de intoxicações exógenas; atendimento médico de urgência e acompanhamento de pacientes intoxicados; realização de análises toxicológicas de urgência em pacientes atendidos na rede pública de saúde e monitoramento terapêutico de fármacos; manutenção do laboratório de animais peçonhentos e controle e manutenção de bancos de antídotos, entre outras atividades relacionadas à toxicologia.
O serviço conta ainda com o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), criado em 2007, que além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares de pacientes que tentaram suicídio.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (01), das 8:00h às 9:00h, na Rádio Excelsior AM840. Patrícia Tosta conversou com o Farmacêutico e o coordenador técnico do Ciave, Jucelino Nery Filho.
Ouça entrevista na íntegra:
Em caso de emergência ou dúvida sobre envenamento entre em contato com o Ciave:
Disque-Urgência Toxicológica (24 horas) 800 284 4343