Portal Saúde no Ar

 

4 dicas para o amor próprio

Pode-se dizer que, não importa o quão diferente sejam as pessoas, o objetivo de todos é o mesmo: ser feliz. Porém, não existe nenhuma “receita de bolo” para que essa meta torne-se concreta, já que a felicidade é algo subjetivo e diferente para todos, – mas, ao mesmo tempo, os meios de alcançar essa felicidade plena dependem de algumas características em comum para todos.

Andreia Rego, Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano no Rio de Janeiro/RJ, comenta que é apenas quando as pessoas conhecem a si mesmas, se aceitam, se amam e estão dispostas a mudar é que é possível viver de bem com a vida. “A partir do momento em que essas atitudes estão incorporadas no seu cotidiano, você aprende a lidar com sabedoria diante das situações e obstáculos que lhe aparecem no meio do caminho. Amar-se, entender-se e aceitar-se são características fundamentais para o progresso de qualquer pessoa – em qualquer área de sua vida”, explica.

Para ajudar no alcance desses atributos, um dos processos que é muito explorado e cada vez conquista mais adeptos é o Coaching de Vida, que trabalha no auxilio de novas descobertas pessoais, fazendo com que as pessoas fortaleçam-se e entendam seus pontos fortes – e os explorem – e seus pontos fracos – melhorando-os. “O Coaching de Vida faz com que a pessoa desenvolva autoconhecimento, e, como consequência disso, sua autoestima também aumenta. A partir desse momento, ela passa a gostar mais de si mesma, reconhecendo suas próprias limitações e qualidades”, ressalta a especialista.

Andreia lembra que o segredo para que o Coaching de Vida seja bem sucedido é não deixar com que pensamentos diminutos e negativos atrapalhem e bloqueiem a vida da pessoa. “A partir do momento em que ela reconhece seus pontos negativos, ela precisa trabalhar em cima deles e aperfeiçoá-los – e não deixar com que eles a dominem e a façam desistir ou desanimar”, comenta.

Sabendo que nem sempre é fácil enxergar – e viver – o lado bom das coisas, a profissional oferece algumas dicas curtas que auxiliam a tornar-se uma pessoa mais de bem com a vida, disposta a melhorar a si mesma e o ambiente a seu redor:

1 – Dê crédito a si mesmo. Dar-se oportunidade é a melhor escolha.
2 – Busque internamente quais são seus valores pessoais, universais. No que você acredita de bom para si e para as pessoas.
3 – Curta-se, envolva-se com seus pontos fortes e suas qualidades.
4 – Pergunte-se: qual é o meu maior talento? O que eu faço de melhor? No que sou mais elogiada pelas pessoas?

“Aprenda a admirar a si próprio. A partir do momento em que você passa a gostar de si mesmo, a relação com familiares, amigos e profissionais também mudam para melhor. Quando há confiança em si mesmo, é possível saber dizer sim, não, se posicionar e ter autonomia para se viver com qualidade – e não é isso o que todos querem?”, conclui a profissional.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.