3º Encontro Baiano de Enfermagem acontece nesta sexta-feira (23)

enfermagemA terceira edição do Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem acontece no dia 23 de outubro, no Hotel Fiesta, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711, no Itaigara – capital baiana, a partir das 8h30.  O evento é uma iniciativa Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – Coren-BA e  tem como objetivo discutir alguns problemas corriqueiros no cotidiano dos profissionais de enfermagem.

De acordo com o Coren-Ba, reclamações referentes às cooperativas, principalmente as que contratam os profissionais para serviços de home care, são constantes entre os profissionais de enfermagem, entre elas, destacam-se: os direitos trabalhistas.

Outra situação a ser discutida é sobre o subdimensionamento dos profissionais de enfermagem em todo Estado. Na capital baiana, por exemplo, o Hospital Geral Roberto Santos, tem funcionado com um défict de 102 enfermeiros e 210 de profissionais de nível médio, entre auxiliares e técnicos de enfermagem, segundo informou o Conselho.

Já o Hospital Geral do Estado, o déficit é de 155 profissionais na assistência direta ao paciente, todavia, o Clériston Andrade, hospital do município de Feira de Santana, tem um subdimensionamento de 59%, o que representa a falta de  65 enfermeiros e 258 profissionais de nível médio. O percentual do Hospital Geral de Juazeiro chega a 40%, de acordo com a pasta.

Atualmente, a enfermagem no  estado baiano é composta por um quadro de 75% de profissionais, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, entretanto, 25%  são enfermeiros.

De acordo com os dados da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, recentemente   lançada no país, e que confirmam com as denúncias recebidas pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia  apontam que os problemas na área da enfermagem são graves, dentre eles, desgaste da profissão, oferta de subsalários, concentração regional e saturação do mercado de trabalho. Segundo ainda os dados, 9,4% relatam situação de desemprego e aproximadamente 1,5% recebem menos de um salário-mínimo por mês.
 

O que: 3º Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem
 

Quando: Dia 23 de outubro, das 7h às 17h
 

Onde: Fiesta Bahia Hotel. Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 – Itaigara.

 

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.