A 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC), terá como tema a “Conectividade e Inclusão Digital”. O anuncio aconteceu nesta quarta-feira (18) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
O prêmio é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. Onde apresenta a cada edição, um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e seja de relevância para a sociedade brasileira.
A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante o lançamento do prêmio, a ministra ressaltou a contribuição que a ciência pode oferecer. “Para a superação dos mais diversos desafios do desenvolvimento econômico e social do Brasil’. Além disso, afirmou que a ciência e a tecnologia “são os pilares da construção de um país inclusivo e sustentável”.
“O Prêmio Jovem Cientista é uma referência nesse campo. Mais uma vez, em sua 30 edição, traz à discussão de toda a comunidade acadêmica um tema relevante. É assim, pensando nossos desafios coletivamente e reconhecendo as diferentes contribuições, que podemos pensar num Brasil de todos para todos”, destacou o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.
Ao todo, o prêmio conta com cinco categorias: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio. Bem como, Mérito Institucional, e Mérito Científico. As inscrições iniciam em 2024,
O PJC tem o objetivo de reconhecer talentos, impulsionar a pesquisa científica e investir em estudantes e jovens pesquisadores. Até a ultima edição, 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e médio receberam as premiações em 37 anos do Prêmio Jovem Cientista.